domingo, 27 de junho de 2010

Brechós: sinônimo de looks únicos


A busca por preços mais baixos não é o único motivo que fez com que a procura por roupas de brechó nos últimos anos aumentasse. Sim, aquelas peças de segunda mão podem significar poeira ou velharia, ou então looks únicos e identidade ao se vestir, para quem adora garimpar este tipo de local.

O que parece novidade para os consumidores brasileiros já é hábito de várias pessoas ao redor do mundo. Prova disso são os agora populares blogs de street style, em que pessoas são fotografadas nas ruas e relatam um pouco sobre suas roupas e estilo - na maioria das vezes o grande atrativo da produção é uma peça comprada em brechó.

Celebridades também usam peças vintage há algum tempo. O auge é no tapete vermelho do Oscar, com joias ou peças antigas de grandes estilistas.

Grandes centros nacionais vêm se especializando neste comércio, muitos até procuram buscar essas roupas fora do País. Resultado: luxuosas marcas por cerca de 1/4 do preço, em paraísos para produtores de moda e fashionistas.

As fotos aí de cima são de um blog de uma menina de Atlanta, que virou referência de moda nos EUA. E sabe como? Garimpando, customizando, restaurando e vendendo peças só de brechós! Quer ver mais? Aqui!

Um pouco de história



Foi a cantora Maysa Monjardim quem trouxe a moda dos brechós para o Brasil em 1972, e criou o Malé Lixo, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o primeiro brechó brasileiro. No brechó, tipo de loja que a cantora conheceu através de suas viagens à Europa, ela comercializava roupas, calçados, bolsas e acessórios usados por ela e amigos. Mesmo com a inovação da cantora e o início do estilismo brasileiro, a popularização dos brechós no país só aconteceu 30 anos mais tarde.

Brechó no Brasil muitas vezes é sinônimo de uma loja com roupas velhas, antiquadas e com cheiro de mofo. Nada mais distante da realidade. Esse preconceito está sendo quebrado por casas legais, como o Dôideia, que selecionam peças descoladas e que podem ajudá-la a compor um look único e cheio de charme. E o que é melhor: por muito pouco!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Boas dicas para comprar em brechó


- Fique sempre atenta aos detalhes, como botões reservas, paetês soltos, zíper funcionando.

- Verifique se a roupa apresenta manchas. As peças brancas podem ser salvas com alvejamento, mas as coloridas têm restrições.

- Defeitos na costura também devem ser observados, algumas peças são feitas com linhas que não estão mais à venda e é preciso, muitas vezes, abrir toda a peça e fechá-la novamente.

- Prove se estiver em dúvida, pois você pode ajustá-la em uma boa costureira.

- Customizar peças de brechó é uma das melhores opções, com aviamentos e detalhes você pode transformar uma roupa. Se o tecido valer a pena, você ainda tem a opção de fazer uma nova peça com a roupa do brechó.

- Casacos e jaquetas com aplicações de paetês, pele e couro devem ser atenção dobrada: verifique se a peça não está mofada ou se as peças estão inteiras, a conservação deste tipo de material é cuidadosa e muitas vezes se desgasta com o tempo.

- Nas bolsas e sapatos olhe bem para o zíper e botões de imã e metal. Algumas vezes as bolsas podem não fechar mais. Nos sapatos olhe os tacões, com o tempo eles ficam duros e se quebram, leve a um sapateiro para trocá-los antes de sair e ficar na mão e ainda correr o risco de estragar o salto.

- Se levar alguma roupa menor que o seu número, certifique-se que poderá misturar com tecidos atuais para aumentar seu tamanho, já que algumas peças são de tecidos bem antigos que não estão mais nas lojas.

A vantagem do Dôideia é que já avaliamos TODAS as peças quando elas chegam aqui!
E vejam só quem gosta de um bom look de brechó!

Eva Green e Keira Knightley



As atrizes tiraram do guarda-roupa vestidos de brechó para comparecer a uma entrega de prêmio de filme independente em Londres, na Inglaterra. Keira escolheu um modelo de tule preto e fundo branco, que fazia muito sucesso nos anos 50 (na foto, ela aparece ao lado da também atriz Sienna Miller). Já Eva foi com um balonê vermelho de veludo, com cara de princesa dos anos 80. Charmes: bolsa-carteira com estampa da bandeira da Inglaterra e o sapatinho retrô.

Angelina Jolie

 
Para a première de seu filme "A Mighty Heart", que aconteceu em NY, Angelina Jolie dispensou estilistas renomados e roupas de grife. Ela apareceu em um modelito de US$ 26: um vestido preto, de veludo, comprado num brechó de Los Angeles!
 
Venha correndo ao Dôideia escolher o seu look!!!

sábado, 5 de junho de 2010

Dôideia - espaço de moda e brechó


O Dôideia é um espaço especialmente preparado para deixar você completamente à vontade! Um ambiente com 52 m2, com vista para o mercado público de Porto Alegre e de frente para a paineira da Siqueira Campos, uma das maiores e mais antigas árvores da cidade.


Quando se desce do elevador, se avista um imenso corredor com tapete vermelho, esperando as clientes com charme e sofisticação. O corredor termina em uma sala super clara e espaçosa, onde estão espalhadas araras e móveis antigos. 


Nós, Gisele e Márcia, somos as responsáveis pela criação e pela manutenção do Dôideia. Optamos pelo centro da cidade em função da movimentação, do fluxo de pessoas e também para criar uma opção de ambiente de descontração para aqueles que vão ao centro esporadicamente. A ideia é: “Já que estou no centro vou lá!”. As meninas criaram um espaço para encontros e consultoria.



OS SERVIÇOS DO DÔIDEIA

Personal Styler

A consultora de moda está sempre à disposição, como se fosse uma bengala. Vestir todo mundo sabe, o que não se sabe são as medidas do nosso próprio corpo. Com o conhecimento delas, se pode usar qualquer moda e criar qualquer estilo. Medidas e biótipos se aprendem e a consultora vai aperfeiçoá-los. Toda mulher deveria ter uma. Ter uma Personal Styler é como ir à manicure: depois que você se acostuma, não pode viver sem. A primeira impressão é a que fica, cuide disso. Uma consultoria facilita sua vida, agiliza sua saída para o trabalho pela manhã e até a ida a uma super festa inesperada. Seja consciente da sua aparência.

Personal Organizer

Com a vida corrida de hoje, organização é fundamental. Se cada coisa está no seu lugar, ou pelo menos tem um lugar determinado, fica mais fácil. O problema de muitos é a falta de espaço e isso é critico! A consultoria organizacional vai deste o seu armário (closet) até o seu escritório ou lavanderia, colocando tudo no seu devido lugar e com sobra de espaço! Facilita e ajuda o seu dia à dia, além de você não perder tempo, nem dinheiro.

Brechó

O brechó surgiu da ideia de duas amigas que queriam abrir um negócio que lhes desse imenso prazer. Com as habilidades de cada uma “estilista e organizadora” chegaram à conclusão que queriam um ambiente de confraternização ligado à moda, um lugar diferente. As peças de segunda mão são higienizadas, lavadas e perfumadas. Todas com um valor máximo de R$ 60,00. E o mais legal: tem alguma peça em casa que não quer mais? Deixa aqui que a gente vende pra ti!!!

Quer saber mais? Venha tomar um café conosco e conhecer o Dôideia! Estamos esperando por você!